quarta-feira, 24 de março de 2010

PARÁBOLA DE JESUS - LICÃO 2 - OS DOIS FILHOS

Princípio da lição: Deus quer que sejamos filhos obedientes não somente no nosso falar, mas também na maneira de agir.
Base bíblica: Mateus 21:28-32
Texto chave: Como filhos obedientes, não vivam conforme aos desejos que vocês tinham antes de conhecer a Deus, pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. 1Pedro 1:14-15
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
* Descrever os dois filhos desta história.
* Desenvolver um desejo por obedecer a Palavra de Deus e às autoridades.

Quebra-gelo: SAIMON DIZ
Desenvolvimento: o líder pede que as crianças fiquem dispersas pela sala, o comando da brincadeira é SAIMON DIZ, essa dinâmica envolve movimentos corporais, e o líder comanda os movimentos dizendo sempre a palavra SAIMON DIZ, antes de dizer o que se faz. Exemplo: SAIMON DIZ eleva o braço direito, todos elevam o braço direito e só podem abaixar se o líder disser novamente a palavra SAIMON DIZ, ficando assim: SAIMON DIZ abaixa o braço direito, e todos abaixam o braço direito, e vai sendo citada varias partes do corpo. Porém, se o líder não falar a palavra SAIMON DIZ e os participantes fizerem o movimento, será falta e serão eliminados do jogo. Vence quem for o último a não cometer erro algum.

LIÇÃO 2: OS DOIS FILHOS

Alguma vez seu pai ou sua mãe pediram pra você fazer alguma tarefa em casa, ajudá-los com alguma coisa? Com certeza sim.
Vou contar uma ilustração antes de lermos a parábola de hoje.
Havia um pai que tinha dois filhos, João e Guilherme. Um dia papai entrou no quarto de João que estava fazendo um avião com palitos de sorvetes. O pai falou:
João, filho, ontem a noite ouve muito vento e as folhas das árvores caíram na calçada, gostaria que você pegasse um saco de lixo e uma vassoura e limpasse a frente da casa.
- Ah, não papai. Você não tá vendo que estou muito ocupado? Estou trabalhando neste avião e não quero parar.
O pai deu meia volta e saiu procurando o outro filho. Ele estava assistindo televisão. Guilherme, você poderia limpar a calçada da frente porque esta cheia de folhas por causa do vento de ontem?
Sim papai! Eu vou! respondeu Guilherme.
-Que bom! disse o pai - Vou deixar o saco de lixo e a vassoura perto da porta.
Depois que o pai sai João começou a pensar. Eu posso limpar a calçada e ainda terei tempo de terminar o avião hoje. Então, muito disposto João foi limpar a calçada.
Quando papai chegou, viu João trabalhando e perguntou:
Cadê o Guilherme!
- Não sei papai, da última vez que o vi estava assistindo televisão.
Quando o pai entrou, não podia acreditar! Guilherme estava ainda do mesmo jeito deitado no sofá assistindo televisão.
Qual dos dois filhos será que agradou e obedeceu ao seu pai?
Na parábola de hoje Jesus contou uma situação parecida para mostrar como algumas pessoas respondem à palavra de Deus. Vejamos Mateus 21:28-32.
Havia um homem dono de campos e vinhas que tinha dois filhos. Então o pai pede ao primeiro filho. Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele respondeu: Irei, sim senhor, mas não foi.
Depois o pai chegou ao segundo filho e disse-lhe o mesmo. Porém este respondeu: Não quero, mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele.
Jesus perguntou: Qual destes dois filhos obedeceu o seu pai? Qual você acha?
O que significa obedecer? (deixe as crianças responder)
Jesus quer que percebamos que o que fazemos é mais importante que o que dizemos. Muitas vezes com a nossa boca dizemos sim, mas o nosso agir é contrário. Muitos dizem sim para Jesus "da boca-para-fora".
Quais são as características de uma criança obediente? (deixe as crianças responder)
Quais são as características de crianças desobedientes?
Como você responde aos seus pais quando pedem alguma coisa?
Que coisas nos estimulam a sermos desobedientes?
Que decisão você vai tomar a partir de hoje?

Líder: Faça uma oração renunciando a desobediência e as coisas que a estimulam. Ore pedindo a Deus um coração submisso e obediente nas crianças.
Depois da oração estimule as crianças que precisam pedir perdão aos seus pais que faça isso voltando pra casa.

quarta-feira, 10 de março de 2010

OS DOIS FUNDAMENTOS (A CASA SOBRE A ROCHA)

Princípio: Quando escuto e faço a vontade de Jesus, sou como homem sábio que construiu sua casa num fundamento forte e seguro.
Base Bíblica: Lucas 6:46-49

OS DOIS FUNDAMENTOS (A casa sobre a rocha)
Muitas vezes Jesus contou histórias com ensinos escondidos( parábolas). Durante as próximas 13 semanas estaremos aprendendo sobre algumas parábolas que Jesus usou para ensinar princípios muito importantes para nós. Estas parábolas estão contidas na bíblia. Vejamos a primeira parábola.
Quem já viu uma casa em construção? Certamente todos nós. Mas, quem já viu bem de perto, parou para ver o trabalho que os homens fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio? (Deixe as crianças reponderem)
Que ferramentas os homens usam? (Se puder mostre algumas delas)
Primeiro eles limpam o terreno, aplainam, marcam os seus limites e começam a construir os alicerces ou as suas fundações. Às vezes usam muito concreto e ferro apropriado, para que fique bem firme, a construção.
Certa vez, quando Jesus estava ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma história sobre dois homens que construíram as suas casas. Vejamos Mateus 7:24-29
Havia um homem prudente um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. Ele cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém veio uma tempestade muito forte. O vento fazia, uh uh uh, os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caia fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas, nada aconteceu com ela, porque foi construída sobre uma rocha.
Mas havia outro homem que não era prudente, ele era tolo . Ele construiu sua casa sobre a areia, sem alicerce. Então veio a chuva e cresceram os rios e sopraram os ventos contra a casa. E a casa caiu. Boommmmmmmmm, porque estava construída sobre a areia. Foi um desastre, uma grande perda!
O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola? Vejamos novamente em Lucas 6:46-49.
O homem prudente é semelhante a que tipo de pessoa? (deixe as crianças responderem). Sim aquela pessoa que ouve a palavra de Deus e a pratica e obedece. É um juvenil obediente.
E o homem tolo que construiu sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa? É semelhante a alguém que ouve a palavra de Deus e não obedece, é aquele juvenil teimoso, desobediente, que não segue os princípios da palavra de Deus, que faz o que quer.
O que acontece com o juvenil que obedece a palavra de Deus segundo esta parábola?
E o que acontece com as pessoas ou crianças que não obedecem à palavra de Deus?
Agora vocês vão dar dez caracterísitcas de casa, de lares, firmados na rocha que é Jesus. (Deixe as crianças responderem)
Exemplos:
- Os familiares se amam;
- Há perdão;
- Todos ajudam com as tarefas de casa;
- Oram juntos,
- Todos lêem a bíblia,
- Vão á igreja; etc.
E agora me digam 10 características de lares construídos sobre a areia:
- Se falam palavrões;
- Ninguém ajuda em casa, esta toda desordenada;
- As crianças são desobedientes,
- Há brigas;
- A tv fica ligada todo o dia em programas que não agradam a Deus,
- Ninguém se preocupa com o outro, etc.
Você tem sido como o homem sábio na sua casa? Ou como o homem tolo? Porque? (Deixe as crianças responder)
Você quer se arrepender e pedir ao Senhor um coração obediente a sua Palavra? Então oremos.
Líder faça uma oração de arrependimento para ser repetida e ministre sobre cada juvenil um coração obediente e submisso á palavra de Deus.
Atividade: você pode sugerir que façam uma peça teatral sobre a palavra ministrada.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Edificação 28.02.2010 HONRA TEU PAI E TUA MÃE - Parte 2

Objetivos: Que o Juvenil...
1. Aprenda o significado da palavra obediência e possa aprender a obedecer aos seus pais.
2. Entenda que na obediência está a benção de Deus.
3. Consiga ser um filho obediente e que honre aos seus pais.

QUEBRA-GELO: QUAIS SÃO OS MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ DISCUTE COM SEUS PAIS?

HONRA O TEU PAI E TUA MÃE ( Parte 2)

"Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá ". Deuteronômio 5:16
"Os olhos de quem zomba do pai, e , zombando, nega a obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre". Provérbios 30:17

Na semana passada, vimos o significado de honrar aos nossos pais, vimos a importância de restabelecer os relacionamentos e demonstrar amor a eles. Hoje veremos a importância da obediência e do respeito a eles. Em Êxodo e Deuteronômia estão escritos os dez mandamentos deixados pelo Senhor a Moisés e seu povo. O quinto mandamento é honrar pai e mãe, este é o primeiro mandamento com promessa, ou seja, que se o cumprirmos teremos bençãos dadas por Deus para nós. E quais são essas bençãos?

"Para que tenhas vida longa" Vida longa! ou seja, não morreremos jovens! Você já reparou no grande número e jovens que morre vítima de doenças, acidentes, vícios? Antigamente não era tanto, isto acontece entre outras coisas pela falta de respeito dos filhos para com os pais nesta geração! Quem honra, respeita e ama seus pais, Deus prometeu vida longa! Muitos anos de vida. Veja este texto:
"A luz da sua vida se extinguirá (acabará ou morrerá lentamente) na mais profunda escuridão" Provérbios 20:20
Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a honrar e respeitar aos nossos pais, porque isto agrada a Deus.
"Tudo te vá bem na terra que dáo Senhor, o teu Deus, te dá" O Senhor nos promete que tudo o que fizermos dentro de sua vontade será abençoado e sairá bem! Estudos, faculdade, talentos, serviço ao Senhor, futuro, casamento, etc. Honrar aos pais é uma grande benção na vida do jovem!
A Bíblia também exorta aos jovens a obedecer aos seus pais. "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa, para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Efésios 6:1-2
Mas o que significa obedecer? (Deixe o juvenil responder)
Porque é tão difícil obedecer aos pais? Você é obediente:?
Obedecer significa: Fazer o que seus pais mandam, é ouvir, prestar atenção e fazer o que eles pedem. Se os filhos não obedecem a seus pais que veêm como serão obedientes a Deus, que não podem ver? Como serão obedientes aos seus líderes e patrões?
Muitos adolescentes são carinhosos com seus pais, mas na hora de obedecer sempre estão com o rosto fechado e como dizendo porque não mandam outro? Isto não agrada a Deus!
Na bíblia vemos muitas pessoas que perderam as bençãos de Deus por desobedecer-Lhe.
- Moisés não pode entrar na terra prometida porque Deus disse para ele falar à rocha e dela sairia água, mas Moisés bateu nela.
- Jonas não quis obedecer a Deus e pregar em Nínive e fugiu em barco para outra cidade distante. Mas pela sua desobediência foi jogado na água e um grande peixe o engoliu até que se arrependesse.
Uma forma muito comum de desobediência nos adolescentes é a frase que falam para os seus pais quando os mandam fazer alguma coisa. "já vou" ou "to indo" ou "daqui a pouco" e na maioria das vezes esquecem ou os pais terminam fazendo o que haviam pedido para os filhos, Vejam estes exemplos:
. "A mãe de Cleide estava doente e muito cansada, mas continuava fazendo o serviço de casa. Passada umas horas chamou a filha: "Cleide, vem me ajudar, que não estou dando conta sozinha" Mas Cleide estava assistindo a novela favorita, e respondeu. "Já tô indo mãe, deixa só terminar minha novela, uma hora depois foi e encontrou a sua mãe desmaiada e gravemente doente e quase morreu pelo descaso da filha!"
"O pai de Matias tinha que pegar um ônibus para Cuiabá com urgência e faltavam uns documentos para ele levar que tinha esquecido em casa. E da rodoviária liga para casa, e Matias estava jogando vídeo game com seu colega da escola, o telefone toca e o pai fala para Matias que precisava desses documentos que estavam na mesa com urgência! Matias respondeu: Falou! E desligou e voltou para terminar a partida com o colega! Quando se lembrou viu o pai entrando em casa, já havia perdido o ônibus e uma importante reunião de negócios em Cuiabá".
Quando seus pais pedem algo pra você, você obedece imediatamente? Lembre-se, não obedecer imediatamente é uma forma de desobedecer!
LÍDER: Coloque um louvor e leve os seus juvenis a um momento de quebrantamento, e arrependimento pelo coração desobediente, e quebre toda maldição pelas vezes que desobedeceram aos seus pais.
Incentive seus juvenis a obedecer aos seus pais e as autoridades e desta forma os estará honrando! Para terminar você pode dramatizar com os juvenis situações familiares de juvenis obedientes e desobedientes.

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.