sábado, 24 de abril de 2010

Parábolas de Jesus - Lição 4 - VESTIDO NOVO E VINHO NOVO

Princípio da lição: Todo discípulo de Jesus dispõe a sua vida para mudar.
Base bíblica: Marcos 2:21-22
Texto chave: Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho... Mateus 9:16
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
- Saber que novas e velhas atitudes não podem conviver juntas.
- Saber que se amamos a Deus devemos agradá-lo com nossa vida.

Material:
- Uma jarra ou garrafa com água, um copo sujo e um copo limpo.
- Pedaços de retalhos para o quebra gelo.

Quebra-gelo:
Achando retalhos: Separar uma grande porção de retalhos pequenos em formas de quadradinhos e que tenham pares. Dividir a classe em dois grupos. Misturar os retalhos e pedir que cada grupo encontre os retalhos em menor tempo . Marcar o tempo em um relógio. Vence quem levar menos tempo para encontrar o maior número de pares.

VESTIDO NOVO E VINHO NOVO
Jesus um dia contou uma parábola. Ninguém corta pedaço de tecido novo para remendar um vestido velho, além disso o retalho novo não ficará bonito no vestido velho. Nem tampouco se coloca vinho novo em odres velhos (Odre eram vasilhas de couro de cabra, usado como recipientes para líquido). Pois se enchessem de vinho novo o odre velho estouraria quando o vinho fermentasse, e se perderia o vinho.

O que será que Jesus queria nos ensinar com esta parábola?
Vejamos, vou ilustrar para você o que Jesus tentava ensinar.

Pegue um copo limpo, outro copo sujo e uma jarra com água. Pergunte aos juvenis se alguém quer beber água. Escolha um juvenil e coloque a água no copo sujo e ofereça a ele. Com certeza o juvenil se negará a beber nesse copo sujo. Pergunte se alguem gostaria de beber água no copo sujo. Em qual copo preferem tomar a água? Porque? O que aconteceria se a gente ficasse bebendo água num copo sujo?
O copo somos nós, e a água é a vida de Deus dentro de nós. Nós somos como um copo que está cheio da vida de Deus, mas se a nossa vida estiver suja, a vida de Deus não pode fluir em nós.
Aplicação:
O mesmo princípio se aplica ao costurar tecido novo em vestido velho e desgastado. A velha roupa da nossa vida, cheia de pecado e mentiras, não pode ser remendada com um pano novo ( a vida de Desus). Precisamos de vestidos novos, uma nova vida em Cristo, copos lavados pelo sangue de Jesus, para que o vinho novo, a vida de Deus entre em nós.
Mas se você já conhece Jesus, é um vestido novo e não adianta ficar fazendo as mesmas coisas erradas que fazia antes de se converter. Coisas velhas devem ser deixadas para trás. Se você colava na prova, não deve fazer mais isso. Se discutia com seus professores ou até mesmo respondia, deve lembrar que é um vestido novo e que quando faz estas coisas está colocando remendo velho.
Fazer coisas erradas a semana inteira e só no domingo fazer coisas certas porque está na igreja é estar colocando vinho novo em odres velho. Ou água limpa em copo sujo.
- Como está o copo da sua vida? Limpinho para que a vida de Deus possa se manifestar em você?
- Você recebeu Jesus no seu coração? Se ainda não fez isso você poderá fazer esta oração agora.
- Que coisa da vida velha você ainda pratica, na escola, em casa, com os seus colegas?
Guie as crianças em oração de arrependimento pedindo ao Senhor que sejamos um vestido novinho, um odre novinho, um copo limpo para que a vida de Deus se manifeste em nós.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Parábola de Jesus - Lição 3 - A pérola de Grande Valor

Princípio da lição: O Reino dos céus é um tesouro valioso que devo colocar em primeiro lugar na minha vida.
Base Bíblica: Mateus 13:44-46
Texto Chave: Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33.
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
- Saber que o Reino de Deus é muito valisoso para quem o encontra.
- Fazer uma lista das coisas que tem que abandonar para obter o valioso tesouro do Reino dos Céus, por meio da fé em Jesus.

Material:
- Uma cartolina recortada em forma de casa.
- As figuras dos objetivos que vão dentro da casa.
- Uma cópia para cada criança da folha para o quebra gelo. (Para célula kids)
- Uma cópia para cada criança da folha do quebra gelo "Achando o Tesouro" (Para células Juvenis)

Quebra-gelo: Achando a Pérola de grande valor

Para Juvenis: Dar para cada aluno a folha com os dois quadrados enumerados e letrados. Eles serão os campos onde serão escondidos dentro dos quadradinhos os elementos marcados. Cada criança deverá desenhar em um dos campos, que será o seu, seis pérolas. Cada criança deverá adivinhar os seis elementos escondidos do seu colega. Este é um jogo de duplas. A primeira criança dirá uma letra e um número cruzado, por exemplo: J7. A segunda criança verificará se ele acertou em algum dos seis elementos escondidos. Se isso aconteceu riscará um desenho da pérola, do contrário dirá "nada". Quem achar tudo primeiro vence o jogo. (Este jogo é parecido com batalha naval).
Para Crianças: Achando a Pérola de grande valor.
Distribua uma folha com o desenho. As crianças devem encontrar no desenho o maior número de jóias e tesouros escondidos. Depois colorir o desenho.

A PÉROLA DE GRANDE VALOR

(Pegue uma cartolina cortada com a forma de uma casa, deixe as figurunhas com fita adesiva prontas para serem coladas na casa).
Depois do quebra gelo, pregue a casa na parede e dentro coloque objetos com a ajuda e dicas das crianças. (menos uma mesa, os dois sacos de dinheiro e os homens).
Comente com eles que assim eram as casas nos tempos bíblicos, comente que esta era uma casa muito bonita e valiosa. Depois comece a contar a história.
Jesus sempre falava ás pessoas de Deus e também falava sobre o Reino de Deus, ou Reino dos Céus. Muitas pessoas não entendiam o que Jesus falava. Eles nunca tinham estado nesse lugar, não conheciam ninguém desse lugar e nem sabiam aonde se localizava esse lugar. Então um dia perguntaram sobre o Reino dos Céus. Jesus contou algumas parábolas que falavam sobre o reino dos céus. Ele ensinou que não era um reino político com castelos, reis e soldados como os judeus e todos daquela época achavam que fosse. O reino era o governo sim, mas de Deus na vida dos homens.
Ele diz que o reino dos céus era como um homem comprador de pérolas de valor. (Coloque o comprador dentro da casa, diga que este homem é o dono desta valiosa casa). Este comprador sempre procurava achar uma pérola jamais vista, ele queria uma pérola grande e valiosa. Este homem ficou sabendo que um vendedor de pérolas tinha uma pérola valiosa ) Este comprador sempre procurava achar uma pérola jamais vista, ele queria uma pérola grande e valiosa. Então ele foi ver essa pérola (Coloque na mesa, o vendedor atrás da mesa com a pérola na mão - fora da casa).
O comprador de pérolas ficou encantado com a pérola e muito feliz e sem duvidar foi vendeu tudo o que tinha, e voltou com o dinheiro para comprar a pérola. (Pegue a casa de cartolina e enrole e troque por dois sacos de dinheiro e leve-o para o vendedor e pegue a pérola e coloque na mão do comprador).
Com esta parábola aprendemos que encontrar Jesus e aceitá-lo como Salvador é a coisa mais valiosa que podemos ter nas nossas vidas.

Hora de Conversar:
Vejamos na nossa bíblia o texto chave de hoje. Mateus 6:33. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, ele lhes dará todas essas coisas.
Muitas crianças colocam outras coisas em primeiro lugar, e não Jesus e o seu reino. Muitos querem saber de namorar e por isso não querem Jesus. Outros são viciados em alguns jogos de vídeo games, ou televisão e desenhos e não querem buscar o reino de Deus. Outros não querem mudar, ou só querem saber de brincadeiras e pecados.
Jesus é como aquela pérola de grande valor, que nos enche de alegria e orgulho. Para recebê-lo no nosso coração devemos tomar uma decisão muito importante, e devemos expressar que ele é o mais importante da nossa vida.
Só desta maneira poderemos sair do reino das trevas e passar a fazer parte do reino dos céus.
-Você já comprou a pérola de grande valor? Se não, você quer obtê-la agora? Levante a mão quem quer o maior tesouro, que é Jesus? (Faça a oração pedindo que estas crianças orem com você).
- E os que já tem este tesouro, que coisas você decidiu mudar ou deixar para trás por causa do reino dos céus? (Escute os testemunhos das crianças que já receberam Jesus e deixaram coisas pecaminosas por causa Dele).
- Aqueles que fazem parte do reino de Deus, que tem a Deus como rei das suas vidas, como devem se comportar e agir? Deixe as crianças falar)
- As pessoas que vem você agir e falar percebem que você faz parte do reino dos céus? Por quê?

Ore com todas as crianças, veja se alguma esta arrependida pela maneira que tem agido ou se comportando. Ore fazendo uma declaração de que o Reino dos céus é o mais importante na nossas vidas e guie uma oração de renuncia daquelas coisas puderam tomar o primeiro lugar nos corações das crianças. Declare que Jesus é o Senhor e o primeiro em tudo.

Atividade
Fazer de antemão um "Calça ao Tesouro" escondendo papeizinhos com dicas que levem até um tesouro, pode ser escondido até mesmo no quarteirão. Ou esconder no local da célula alguns pirulitos, chocolates ou balas. Dizer que naquele lugar há vários tesouros escondidos que eles devem procurar. E quem achar algum tesouro deve parar de procurar. (Esconda uma quantidade que dê para cada criança).

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.