sábado, 24 de abril de 2010

Parábolas de Jesus - Lição 4 - VESTIDO NOVO E VINHO NOVO

Princípio da lição: Todo discípulo de Jesus dispõe a sua vida para mudar.
Base bíblica: Marcos 2:21-22
Texto chave: Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho... Mateus 9:16
Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
- Saber que novas e velhas atitudes não podem conviver juntas.
- Saber que se amamos a Deus devemos agradá-lo com nossa vida.

Material:
- Uma jarra ou garrafa com água, um copo sujo e um copo limpo.
- Pedaços de retalhos para o quebra gelo.

Quebra-gelo:
Achando retalhos: Separar uma grande porção de retalhos pequenos em formas de quadradinhos e que tenham pares. Dividir a classe em dois grupos. Misturar os retalhos e pedir que cada grupo encontre os retalhos em menor tempo . Marcar o tempo em um relógio. Vence quem levar menos tempo para encontrar o maior número de pares.

VESTIDO NOVO E VINHO NOVO
Jesus um dia contou uma parábola. Ninguém corta pedaço de tecido novo para remendar um vestido velho, além disso o retalho novo não ficará bonito no vestido velho. Nem tampouco se coloca vinho novo em odres velhos (Odre eram vasilhas de couro de cabra, usado como recipientes para líquido). Pois se enchessem de vinho novo o odre velho estouraria quando o vinho fermentasse, e se perderia o vinho.

O que será que Jesus queria nos ensinar com esta parábola?
Vejamos, vou ilustrar para você o que Jesus tentava ensinar.

Pegue um copo limpo, outro copo sujo e uma jarra com água. Pergunte aos juvenis se alguém quer beber água. Escolha um juvenil e coloque a água no copo sujo e ofereça a ele. Com certeza o juvenil se negará a beber nesse copo sujo. Pergunte se alguem gostaria de beber água no copo sujo. Em qual copo preferem tomar a água? Porque? O que aconteceria se a gente ficasse bebendo água num copo sujo?
O copo somos nós, e a água é a vida de Deus dentro de nós. Nós somos como um copo que está cheio da vida de Deus, mas se a nossa vida estiver suja, a vida de Deus não pode fluir em nós.
Aplicação:
O mesmo princípio se aplica ao costurar tecido novo em vestido velho e desgastado. A velha roupa da nossa vida, cheia de pecado e mentiras, não pode ser remendada com um pano novo ( a vida de Desus). Precisamos de vestidos novos, uma nova vida em Cristo, copos lavados pelo sangue de Jesus, para que o vinho novo, a vida de Deus entre em nós.
Mas se você já conhece Jesus, é um vestido novo e não adianta ficar fazendo as mesmas coisas erradas que fazia antes de se converter. Coisas velhas devem ser deixadas para trás. Se você colava na prova, não deve fazer mais isso. Se discutia com seus professores ou até mesmo respondia, deve lembrar que é um vestido novo e que quando faz estas coisas está colocando remendo velho.
Fazer coisas erradas a semana inteira e só no domingo fazer coisas certas porque está na igreja é estar colocando vinho novo em odres velho. Ou água limpa em copo sujo.
- Como está o copo da sua vida? Limpinho para que a vida de Deus possa se manifestar em você?
- Você recebeu Jesus no seu coração? Se ainda não fez isso você poderá fazer esta oração agora.
- Que coisa da vida velha você ainda pratica, na escola, em casa, com os seus colegas?
Guie as crianças em oração de arrependimento pedindo ao Senhor que sejamos um vestido novinho, um odre novinho, um copo limpo para que a vida de Deus se manifeste em nós.

4 comentários:

  1. MEUS PARABÉNS GOSTEI MUITO DO QUE LI...SEMPRE IREI VERIFICAR ESSE BLOG..POIS AGORA IREI TRABALHAR C CRIANÇAS EM MINHA IGREJA..E GOSTEI MUITO DO TIPO DE IDEIAS AQUI APLICADAS NOTA..100000 BJS ALEKSANDRA RJ BRASIL...

    ResponderExcluir
  2. excelente lição para as crianças ,parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. excelente lição para as crianças ,parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.