sábado, 19 de junho de 2010

Parábolas de Jesus - O Filho pródigo

Princípio da lição: Deus me perdoa sempre que me arrependo

Base bíblica: Lucas 15:11-32

Texto-chave: "Quem tenta esconder os seus pecados jamais prosperará; mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona" Provérbios 28:13



Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

- Sentir-se compreendidos e amados por Deus,

- Saber que o amor de Deus nunca acaba.

- Entender o que significa arrependimento.

- Aprender que nunca deve ter medo de pedir perdão.

- Saber que Deus nos perdoa sem importar o que tenhamos feito.



Palavra: LUCAS 15:11-32

"Um homem tinha terras, muitos bens e trabalhava no campo. Ele tinha dois filhos. Certo dia o mais moço cansado de tanto trabalhar, disse ao pai. "Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança, o meu dinheiro."

E o pai muito triste repartiu os bens entre os filhos. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe, ele queria se divertir, queria ser alguém importante e reconhecido. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha com pessoas más, que só estavam com ele por causa do dinheiro.

O rapaz já havia perdido tudo, e os seus amigos o abandonaram porque o dinheiro acabara. Então houve grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade, procurou ajuda, mas ninguém se dispôs a ajudá-lo. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu emprego. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, e muito arrependido pensou: "Quantos trabalhadores de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome." Vou voltar para a casa de meu pai e dizer: "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Aceite-me como um de seus trabalhadores". Assim decidido a pedir perdão, saiu dali e voltou para a casa do pai.

Quando o rapaz ainda estava longe da casa, o pai o avistou. E, com muito amor pelo filho, correu e o abraçou e o beijou. E o filho muito arrependido disse: "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho".

Mas o pai ordenou aos empregados: "Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no seu dedo e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo, estava perdido e foi achado". Assim é Deus. Como um verdadeiro e amoroso Pai. Sempre está de braços abertos, prontos para nos perdoar e nos receber de volta. Não importa quanto tempo você fique longe, o amor do Pai nunca muda. Esse é o amor de Deus por nós, eterno.

Aplicação:
Você sabe o que é arrependimento?
O arrependimento é uma mudança de mente, na maneira de pensar que faz com que a pessoa mude na maneira de agir, tomando decisões que agradam a Deus e se afastando do pecado. E como se uma pessoa fosse por um caminho e logo percebe o seu erro e muda completamente voltando pela direção contrária. (Líder caminhe falando e vire 90graus voltando). Foi o caso do filho pródigo, depois do seu erro ele pensou e percebeu o seu pecado então, arrependido decidiu voltar para o seu pai e pedir perdão. É muito importante se arrepender logo, sempre que erramos, isso e necessario para que alcancemos o perdão.
Muitas crianças que faziam muita arte, desobedecem aos seus pais, xingam, maltratam aos seus colegas, não tem um bom comportamento na escola e nunca se arrependem! Ás vezes até são confrontadas pelos seus pais, lideres ou professores e então encobrem o pecado, mentem, disfarçam e finalmente não assumem ou culpam a outras crianças. O filho prodigo tinha errado muito com o seu pai, mas ele se arrependeu e por isso foi abençoado.
No texto chave de hoje lemos (Abra em Provérbios 28:13) "Quem tenta esconder os seus pecados jamais prosperará, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona". Sempre que percebemos o erro ou o pecado, sempre que o Espirito Santo fica triste dentro do nosso coração devemos nos arrepender e pedir perdão.
Hoje a gente escuta muito a palavra "desculpa aí, foi mal" mas essa não é a maneira correta de pedir perdão segundo a bíblia. Devemos dizer: "Você me perdoa pelo que fiz?" Estou arrependido! Não voltarei a fazer isso de novo."
Nesta historia tambem aprendemos que não importa a gravidade dos nossos pecados ou erros. Sempre que nos arrependermos Deus nos perdoará e restaurara. Ele é aquele pai compassivo e amoroso que nos recebe de volta, e ainda faz uma grande festa em comemoração!
- Você pede perdão com frequência?
- Porque muitas vezes não gostamos de pedir perdão?
-O que você normalmente faz quando outra criança te machuca, ofende ou maltrata? Você oferece o seu perdão?
- Você tem guardado mágoa de alguém que te machucou?
- Hoje voltando para casa se você tem que pedir perdão para alguém, faça-o!
Líder guie as crianças em uma oração liberando perdão para as pessoas que as magoaram e pedindo a Deus um coração quebrantado disposto ao arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.