terça-feira, 17 de novembro de 2009

Edificação para Juvenis 16 à 21.11.2009


Objetivo: Que o juvenil...
·Aprenda a importância de ter um coração fértil para a Palavra de Deus
·Consiga guardar a Palavra de Deus em seu coração e colocá-la em prática.
·Tome a decisão de ler a Palavra de Deus todos os dias.

Quebra-gelo: Caixinha de surpresa
DESENVOLVIMENTO:
1.Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem.
2.Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3.A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que pára subitamente.
4.Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música pára, deverá tirar da caixinha uma papeleta e executar a tarefa prescrita.
5.A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.
Exemplos de tarefas: Imitar um macaco; Cantar um louvor como Pavaroti; imitar uma galinha; Imitar um coelho; dançar engraçado; latir como cachorro bravo; imitar um gatinho que pede comida; caminhar como pato; imitar uma criança birrenta; imitar um bebê recém nascido que chora; etc.


Parábola do Semeador 2 – Os da beira do caminho
História baseada em Mateus 13:1-9
Na semana retrasada a gente falou sobre A Parábola do Semeador. Hoje veremos um dos solos onde a semente daquele semeador caiu e o que aconteceu com ela.

Lembre-se que o semeador representa aqueles que pregam a palavra e até o próprio Deus, a
semente é a Palavra e os tipos de solos representam o coração das pessoas que escutam a
Palavra de Deus.

13:4 e 5 Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram à beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.
13:19 As pessoas que ouvem a mensagem do reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.
Começou a semeadura. Enquanto lançava as sementes ao campo, algumas caíram no caminho,
na pequena estrada que ficava no meio da seara. Você sabe que os passarinhos costumam
acompanhar os semeadores ao campo, para comer as sementes que caem ao chão? Isso
aconteceu em nossa história. Alguns grãos caíram à beira do caminho, e os passarinhos, rápidos, desceram e os comeram.

Cada tipo de terra onde a semente do semeador cai representa um tipo de pessoa, um tipo de
coração, um tipo de resposta ao evangelho, a maneira de reagir a Palavra de Deus.
A primeira caiu na beira do caminho, e as aves a comeram. Mas tarde no verso 13:19 Jesus explica que esse tipo de terra corresponde as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e não a entendem, e aí vem o maligno e rouba a Palavra que foi semeada no coração.
Este Juvenil é aquele que recebe a palavra e não a obedece, não dá importância ao que o Senhor está falando. Juvenis sem revelação, que não querem ver como Deus vê. Que não estão interessados em aprender a Palavra, não ouvem com atenção e não aplicam a Palavra. Pensam que a Palavra de Deus é como qualquer outra palavra! São juvenis desinteressados, para eles as coisas de Deus tanto faz! Não se importam em ler ou reter a Palavra, não tem profundidade, não lêem a Palavra. Às vezes nem a Bíblia carregam, e só vão à igreja porque os pais levam, mas o coração é duro para Deus. A Palavra de Deus não entra nos seus corações e logo é roubada pelo inimigo na forma de um passarinho. Puxa, como o Diabo luta contra a Palavra de Deus! A Bíblia nos diz que a “Fé vem por ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10:17), então, para evitar que as pessoas acreditem em Jesus e fiquem salvas ou sejam libertas e transformadas, ele faz o máximo que pode para evitar que ouçam ou recebam a Verdade da maravilhosa Palavra de Deus!

Mas como ele rouba a palavra? O que você acha? (Deixe os juvenis responder)
Que coisas o inimigo faz para que percamos interesse na palavra de Deus, para que esqueçamos a Palavra? (Deixe os juvenis responder)

Um caminho não é o lugar ideal de plantar sementes, porque é um lugar que já foi calcado pelas pessoas que caminham por ele. É um lugar de passagem, e isso nos fala do juvenil que não esta firme em Deus, é como um caminho onde vai e vem, onde o coração está endurecido pela desobediência. Tem dificuldade de acreditar e confiar em Deus. Um caminho é um terreno duro e impróprio para a lavoura porque as pessoas que passam pisam e destroem a semente. Neste tipo de coração o diabo tem facilidade de roubar a Palavra.

Você lê e entende a Palavra?
Como você age nos cultos em que a Palavra de Deus é pregada?
Você age na escola e em casa de acordo com o que conhece da Palavra? Por que?

Querido, saiba que não há nada mais importante na vida do que a Palavra de Deus. Se você não dava importância a ela, é hora de mudar. É hora de preparar o solo do coração para que a Palavra de Deus produza mudanças em nós. É hora de ler e praticar a maravilhosa Palavra de Deus!


Querido líder: Leve os juvenis ao arrependimento e estimule-os a mudar a sua atitude e a cada dia preparar o coração pra receber apalavra de Deus. Estimule-os a ler a Bíblia. Pergunte quais são as dificuldades para ler a palavra, ensine-os a desenvolver o hábito de ler a Palavra de Deus. Veja a postura e o envolvimento deles nos cultos.

Atividade final:
Cada juvenil deverá dizer algum trecho da Bíblia que marcou a vida dele, ou que ensinou algo muito importante ou algo que mudou sua maneira de viver. Se houver algum visitante peça que fale o da passagem que mais chama a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.