quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Edificação para Juvenis 22 à 29.11.2009

Objetivos: Que o juvenil... Aprenda a importância de ter um coração fértil para a Palavra de Deus Consiga guardar a Palavra de Deus em seu coração e colocá-la em prática. Tome a decisão de ler a Palavra de Deus todos os dias.

Quebra-gelo: DENTRO! FORA! Formação: Ao redor de um círculo grande ficam as crianças. Desenvolvimento: O líder ordena Dentro ou Fora e todas as crianças cumprem as ordens pulando com os pés juntos para dentro ou para fora do círculo. De vez em quando o professor repete a mesma ordem. As crianças que erram são eliminadas provisoriamente, isto é, até serem substituídas por outras que cometeram a mesma falta.

Parábola do Semeador 3

História baseada em Mateus 13:1-9 Mateus 13:5,6 e 20, 21 Na célula passada a gente falou na Parábola do Semeador sobre a semente que caiu na beira do caminho. Hoje falaremos sobre aquelas sementes que caíram num terreno rochoso. Lembre-se que o semeador representa aqueles que pregam a palavra e até o próprio Deus, a semente é a Palavra e os tipos de solos representam o coração das pessoas que escutam a Palavra de Deus. Cada tipo de terra onde a semente do semeador cai representa um tipo de pessoa, um tipo de coração, um tipo de resposta ao evangelho, a maneira de reagir a Palavra de Deus.

13:5 Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 13:6 Mas quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. 13:20 As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e aceitam logo com alegria, 13:21 mas duram pouco porque não tem raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam sua fé.

Esse segundo tipo na verdade recebe a Palavra com muita alegria e começa a crescer, mas quando chega um período de provas, sofrimentos ou perseguição por causa da Palavra, o entusiasmo deles diminui, a fé deles definha e eles murcham! Esse tipo de cristãos simplesmente “não têm raiz” nem profundidade, são superficiais e nunca realmente se levantam e crescem e dão fruto. Eles secam espiritualmente quando as provas vêm, quando o sol quente da perseguição ou tribulação sai. Eles são fracos e não agüentam. Quantos cristãos são assim! Ficam felizes em receber Jesus, mas nunca realmente estudam e se alimentam da Palavra de Deus nem deixam que a Sua Verdade penetre no íntimo de seus corações, por isso não são profundos. Eles “acreditam com facilidade”, aceitam com alegria o Presente de Deus: a Salvação. Mas quando chega a hora de realmente viver a fé e falar aos outros sobre Jesus, e estarem dispostos a suportar vergonha, o deboche, rejeição, humilhação eles secam e murcham!

Muitos adolescentes tem muito entusiasmo com algumas coisas de Deus, mas esse entusiasmo
não dura muito tempo. Quando alguém na escola debocha, persegue, tira sarro, logo desanima e morre aquela Palavra no coração. Ali ficam desmotivados, e sem perseverança.Às vezes se consagram ao Senhor, nos relacionamentos, na maneira de falar, de vestir, de se comportar e depois quando pressionados pelos amigos do mundo, pela moda, desistem da consagração e da santidade, porque não são profundos em Deus ou seja porque não tem raízes. A semente cresceu, mas como disse Jesus, dura pouco e abandonam a fé. O que se necessita para ser um vencedor? Sim, chegar na meta. Não simplesmente começar a correr, mas devemos perseverar até o fim.

Este tipo de pessoa começa com entusiasmo, mas logo desiste.

Hora de conversar: Você sabe o que significa perseverar? (Deixe eles responder) Você se acha uma pessoa perseverante? Por quê? Tem alguma coisa que tem feito você desanimar na sua vida de fé? Você consegue viver a sua fé na escola ou no bairro com seus amigos? Como você reage aos deboches, humilhações, rejeições?

Leia João 16:33 Veja Jesus disse que é pra gente ter coragem e confiar nele, pois ele já venceu o mundo e junto com Ele somos mais do que vencedores.

E lembre-se que para ser profundo em Deus devemos ler a Palavra de Deus e orar.

Líder: Coloque um louvor e leve ao arrependimento os juvenis que precisam tomar uma decisão em Deus de perseverar na fé. Faça uns cartãozinhos e coloque o nome dos colegas e amigos que os debocham ou influenciam a deixar a fé. Ore por eles junto à célula e desafie a convidá-los pra próxima célula. No momento da comunhão se quiser brinque de novo o quebra-gelo.

Que a presença de Deus invada a sua célula amado líder!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.