quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Edificação para Juvenis 22 à 29.11.2009

Objetivos: Que o juvenil... Aprenda a importância de ter um coração fértil para a Palavra de Deus Consiga guardar a Palavra de Deus em seu coração e colocá-la em prática. Tome a decisão de ler a Palavra de Deus todos os dias.

Quebra-gelo: DENTRO! FORA! Formação: Ao redor de um círculo grande ficam as crianças. Desenvolvimento: O líder ordena Dentro ou Fora e todas as crianças cumprem as ordens pulando com os pés juntos para dentro ou para fora do círculo. De vez em quando o professor repete a mesma ordem. As crianças que erram são eliminadas provisoriamente, isto é, até serem substituídas por outras que cometeram a mesma falta.

Parábola do Semeador 3

História baseada em Mateus 13:1-9 Mateus 13:5,6 e 20, 21 Na célula passada a gente falou na Parábola do Semeador sobre a semente que caiu na beira do caminho. Hoje falaremos sobre aquelas sementes que caíram num terreno rochoso. Lembre-se que o semeador representa aqueles que pregam a palavra e até o próprio Deus, a semente é a Palavra e os tipos de solos representam o coração das pessoas que escutam a Palavra de Deus. Cada tipo de terra onde a semente do semeador cai representa um tipo de pessoa, um tipo de coração, um tipo de resposta ao evangelho, a maneira de reagir a Palavra de Deus.

13:5 Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 13:6 Mas quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. 13:20 As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e aceitam logo com alegria, 13:21 mas duram pouco porque não tem raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam sua fé.

Esse segundo tipo na verdade recebe a Palavra com muita alegria e começa a crescer, mas quando chega um período de provas, sofrimentos ou perseguição por causa da Palavra, o entusiasmo deles diminui, a fé deles definha e eles murcham! Esse tipo de cristãos simplesmente “não têm raiz” nem profundidade, são superficiais e nunca realmente se levantam e crescem e dão fruto. Eles secam espiritualmente quando as provas vêm, quando o sol quente da perseguição ou tribulação sai. Eles são fracos e não agüentam. Quantos cristãos são assim! Ficam felizes em receber Jesus, mas nunca realmente estudam e se alimentam da Palavra de Deus nem deixam que a Sua Verdade penetre no íntimo de seus corações, por isso não são profundos. Eles “acreditam com facilidade”, aceitam com alegria o Presente de Deus: a Salvação. Mas quando chega a hora de realmente viver a fé e falar aos outros sobre Jesus, e estarem dispostos a suportar vergonha, o deboche, rejeição, humilhação eles secam e murcham!

Muitos adolescentes tem muito entusiasmo com algumas coisas de Deus, mas esse entusiasmo
não dura muito tempo. Quando alguém na escola debocha, persegue, tira sarro, logo desanima e morre aquela Palavra no coração. Ali ficam desmotivados, e sem perseverança.Às vezes se consagram ao Senhor, nos relacionamentos, na maneira de falar, de vestir, de se comportar e depois quando pressionados pelos amigos do mundo, pela moda, desistem da consagração e da santidade, porque não são profundos em Deus ou seja porque não tem raízes. A semente cresceu, mas como disse Jesus, dura pouco e abandonam a fé. O que se necessita para ser um vencedor? Sim, chegar na meta. Não simplesmente começar a correr, mas devemos perseverar até o fim.

Este tipo de pessoa começa com entusiasmo, mas logo desiste.

Hora de conversar: Você sabe o que significa perseverar? (Deixe eles responder) Você se acha uma pessoa perseverante? Por quê? Tem alguma coisa que tem feito você desanimar na sua vida de fé? Você consegue viver a sua fé na escola ou no bairro com seus amigos? Como você reage aos deboches, humilhações, rejeições?

Leia João 16:33 Veja Jesus disse que é pra gente ter coragem e confiar nele, pois ele já venceu o mundo e junto com Ele somos mais do que vencedores.

E lembre-se que para ser profundo em Deus devemos ler a Palavra de Deus e orar.

Líder: Coloque um louvor e leve ao arrependimento os juvenis que precisam tomar uma decisão em Deus de perseverar na fé. Faça uns cartãozinhos e coloque o nome dos colegas e amigos que os debocham ou influenciam a deixar a fé. Ore por eles junto à célula e desafie a convidá-los pra próxima célula. No momento da comunhão se quiser brinque de novo o quebra-gelo.

Que a presença de Deus invada a sua célula amado líder!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Edificação para Juvenis 16 à 21.11.2009


Objetivo: Que o juvenil...
·Aprenda a importância de ter um coração fértil para a Palavra de Deus
·Consiga guardar a Palavra de Deus em seu coração e colocá-la em prática.
·Tome a decisão de ler a Palavra de Deus todos os dias.

Quebra-gelo: Caixinha de surpresa
DESENVOLVIMENTO:
1.Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem.
2.Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3.A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de uma música, que pára subitamente.
4.Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música pára, deverá tirar da caixinha uma papeleta e executar a tarefa prescrita.
5.A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.
Exemplos de tarefas: Imitar um macaco; Cantar um louvor como Pavaroti; imitar uma galinha; Imitar um coelho; dançar engraçado; latir como cachorro bravo; imitar um gatinho que pede comida; caminhar como pato; imitar uma criança birrenta; imitar um bebê recém nascido que chora; etc.


Parábola do Semeador 2 – Os da beira do caminho
História baseada em Mateus 13:1-9
Na semana retrasada a gente falou sobre A Parábola do Semeador. Hoje veremos um dos solos onde a semente daquele semeador caiu e o que aconteceu com ela.

Lembre-se que o semeador representa aqueles que pregam a palavra e até o próprio Deus, a
semente é a Palavra e os tipos de solos representam o coração das pessoas que escutam a
Palavra de Deus.

13:4 e 5 Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram à beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.
13:19 As pessoas que ouvem a mensagem do reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.
Começou a semeadura. Enquanto lançava as sementes ao campo, algumas caíram no caminho,
na pequena estrada que ficava no meio da seara. Você sabe que os passarinhos costumam
acompanhar os semeadores ao campo, para comer as sementes que caem ao chão? Isso
aconteceu em nossa história. Alguns grãos caíram à beira do caminho, e os passarinhos, rápidos, desceram e os comeram.

Cada tipo de terra onde a semente do semeador cai representa um tipo de pessoa, um tipo de
coração, um tipo de resposta ao evangelho, a maneira de reagir a Palavra de Deus.
A primeira caiu na beira do caminho, e as aves a comeram. Mas tarde no verso 13:19 Jesus explica que esse tipo de terra corresponde as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e não a entendem, e aí vem o maligno e rouba a Palavra que foi semeada no coração.
Este Juvenil é aquele que recebe a palavra e não a obedece, não dá importância ao que o Senhor está falando. Juvenis sem revelação, que não querem ver como Deus vê. Que não estão interessados em aprender a Palavra, não ouvem com atenção e não aplicam a Palavra. Pensam que a Palavra de Deus é como qualquer outra palavra! São juvenis desinteressados, para eles as coisas de Deus tanto faz! Não se importam em ler ou reter a Palavra, não tem profundidade, não lêem a Palavra. Às vezes nem a Bíblia carregam, e só vão à igreja porque os pais levam, mas o coração é duro para Deus. A Palavra de Deus não entra nos seus corações e logo é roubada pelo inimigo na forma de um passarinho. Puxa, como o Diabo luta contra a Palavra de Deus! A Bíblia nos diz que a “Fé vem por ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10:17), então, para evitar que as pessoas acreditem em Jesus e fiquem salvas ou sejam libertas e transformadas, ele faz o máximo que pode para evitar que ouçam ou recebam a Verdade da maravilhosa Palavra de Deus!

Mas como ele rouba a palavra? O que você acha? (Deixe os juvenis responder)
Que coisas o inimigo faz para que percamos interesse na palavra de Deus, para que esqueçamos a Palavra? (Deixe os juvenis responder)

Um caminho não é o lugar ideal de plantar sementes, porque é um lugar que já foi calcado pelas pessoas que caminham por ele. É um lugar de passagem, e isso nos fala do juvenil que não esta firme em Deus, é como um caminho onde vai e vem, onde o coração está endurecido pela desobediência. Tem dificuldade de acreditar e confiar em Deus. Um caminho é um terreno duro e impróprio para a lavoura porque as pessoas que passam pisam e destroem a semente. Neste tipo de coração o diabo tem facilidade de roubar a Palavra.

Você lê e entende a Palavra?
Como você age nos cultos em que a Palavra de Deus é pregada?
Você age na escola e em casa de acordo com o que conhece da Palavra? Por que?

Querido, saiba que não há nada mais importante na vida do que a Palavra de Deus. Se você não dava importância a ela, é hora de mudar. É hora de preparar o solo do coração para que a Palavra de Deus produza mudanças em nós. É hora de ler e praticar a maravilhosa Palavra de Deus!


Querido líder: Leve os juvenis ao arrependimento e estimule-os a mudar a sua atitude e a cada dia preparar o coração pra receber apalavra de Deus. Estimule-os a ler a Bíblia. Pergunte quais são as dificuldades para ler a palavra, ensine-os a desenvolver o hábito de ler a Palavra de Deus. Veja a postura e o envolvimento deles nos cultos.

Atividade final:
Cada juvenil deverá dizer algum trecho da Bíblia que marcou a vida dele, ou que ensinou algo muito importante ou algo que mudou sua maneira de viver. Se houver algum visitante peça que fale o da passagem que mais chama a sua atenção.

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.