quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Edificação 21.02.2010 HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE (Parte 1)

Objetivos: Que o juvenil...

·Aprenda o significado da palavra honra e possa aprender a honrar aos seus pais.

·Quebre todo muro que divide e separa seu relacionamento amoroso com seus pais..

·Consiga expressar sentimentos de amor e gratidão para os seus pais.

Quebra gelo: Você sabe como se conheceram seu pai e sua mãe? Conte

HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE (Parte 1)

Quando somos crianças imaginamos que o nosso pai é um super-homem e nossa mãe uma heroína.

Mas quando vamos crescendo e chegamos à adolescência muitos desentendimentos surgem, discussões que nos distanciam dos nossos pais e muros são edificados nos separando deles.

Muitas vezes pensamos que eles não nos entendem e que não nos amam. Com isto tomamos muitas decisões erradas e fazemos coisas ocultas que eles nem imaginam. Mentiras, desobediência, rebeldia, e no meio de tudo isso sempre fazemos amizades que muitas vezes nos aconselham mal ou nos incentivam a nos distanciar mais e mais de nossas famílias.

Hoje há tantos adolescentes que são pais e tantas meninas adolescentes grávidas,

muitos que querem deixar de estudar ou que se envolvem em vícios de fumo, álcool, e drogas.

Mas a palavra de Deus diz que quando o Senhor entrasse na vida de uma pessoa esta restabeleceria o relacionamento com seus pais, e o coração dele se voltaria em amor para eles. (Lucas 1:17) Este é um sinal de um verdadeiro arrependimento e mudança de vida.

Êxodo 20:12 diz que devemos honrar os nossos pais, mas ... O que significa honrar? (Deixe os juvenis responder)

Honrar significa respeitar, demonstrar um afeto muito grande, obedecer, falar bem deles, elogiar, valorizar uma pessoa verdadeiramente com palavras e atitudes.

Honrar aos pais é me sentir orgulhoso deles, é não ter vergonha deles. É elogiá-los!

Você tem elogiado seus pais, você sente orgulho deles? (Deixe os juvenis responder)

Honrar os pais é não irritá-los. É ouvir e obedecer quando pedem algo ou quando nos aconselham, e sem resmungar ou contestar (Provérbios 6:20-21) Honrar os pais é se preocupar com o bem-estar deles.

·Você tem sido um filho obediente? Você resmunga muito quando os seus pais pedem alguma coisa?

(Deixe os juvenis responder)

Honrar os seus pais é ter tempo para conversar com eles, é abrir o coração e contar o que está acontecendo coma gente. É olhar nos olhos deles e dizer que os amamos muito. É reconhecer tudo o que eles fizeram por nós e agradecer com palavras, cartas, beijos e presentes por todo o amor que recebemos, pelo dinheiro que gastaram conosco e pela educação.

·Você é um filho amoroso? Você disse para os seus pais que os ama? Lembre-se que quem é filho de Deus ama aos seus pais.

Como filhos erramos muito com nossos pais e com certeza você tem que pedir perdão aos seus pais por alguma coisa que você fez ou disse ou pela falta de carinho, etc. Então nessa semana ore e peça a Deus pelo relacionamento com seus pais e separe um momento para conversar com eles e pedir perdão e para dizer o quanto os ama e são importantes para você. Se seus pais foram rudes e distantes com você peça ao Senhor para que sare seu coração e peça amor para que possa falar com eles. Esta é uma excelente oportunidade para a reconciliação. Se seus pais não são crentes este será um excelente testemunho.

Convide seus pais para irem à igreja.

LIDER: Coloque um louvor e leve os seus juvenis a um momento de quebrantamento, ministre uma palavra de perdão e reconciliação para com os pais, e incentive-os a expressarem o amor para seus pais nesta semana. Na próxima semana continuaremos com este assunto. Que Deus derrame uma unção de amor e reconcilie o coração dos filhos com os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.