quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Edificação para Juvenis - 24.01.2010

Objetivo: Que o juvenil...
. Entenda o significado da palavra egoísmo,
. Tenha revelação do que significa tomar a cruz,
. Mude de comportamento, faça a vontade de Deus e tome atitudes que agradem a Deus
. Pratique uma vida de morte ao egoísmo e deixe a vida de Deus fluir nele.

Quebra - Gelo: Qual é a receita para uma boa amizade?

Palavra: UMA BOA SEMENTE DEVE MORRER PARA PRODUZIR VIDA
Textos: João 12:24 e Gálatas 2:20

Um cristão que nasceu e se criou em uma chácara distante, visitou o lar da sua infância depois de 35 anos. Ao caminhar pela chácara que se encontrava desabitada lembrou que quando era garoto plantou algumas nogueiras junto a um córrego que passava perto. Ele gotava muito de nozes e queria plantar vários pés. Quando desceu até o córrego, descobriu uma fileiras de majestosas nogueiras. Então se lembrou que tinha escondido algumas nozes num porão da casa. Tinha curiosidade para ver o que havia acontecido com elas. Entrou no porão sujo e escuro, pegou sua lanterna e foi procurando em cada canto, até que achou. Que diferença! As nozes que foram escondidas estavam secas e cheias de pó, enquanto as que haviam sido plantadas, tinham se tornado majestosas árvores. De imediato vieram a sua mente as palavras de Jesus:

"Em verdade em verdade vos digo: se o grão de trigo , caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, produz muito fruto" João 12:24

O Senhor Jesus estava pensando em sua morte quando disse essas palavras, mas elas se aplicam a todos os crentes também. Se nos negamos a morrer aos nossos desejos egoístas ficamos só.

Pense em um amigo. Quais são as qualidades que ele tem? Diga algumas.

Com certeza você não colocou: rancoroso, mesquinho ou egoísta. Ninguém quer ter amigos com essas características. Não é verdade? E quem tem essas caracterísiticas acaba ficando só, sem amigos.

Mas o que você acha que é egoísmo? (Deixe eles opinarem)

Egoísmo é quando a pessoa é o centro de tudo, quando alguém se ama demais e só quer fazer a sua vontade, quer decidir todas as brincadeiras, sempre quer estar certo e se é contrariado não quer mais brincar, alguém que não aceita perder. Discute briga, fica com ciúmes. Todas essas são características de pessoas que não estão morrendo para sua própria vontade, estão sendo egoístas. Mas se agirmos como Jesus, morrer para nossa vontade, daremos muito fruto.
Veja alguns exemplos:

Beto tinha um temperamento forte, sempre queria fazer sua vontade em todas as brincadeiras, não aceitava ser contrariado e quando isso acontecia acabava bricando com os amigos. Um dia ele conheceu Jesus e se entregou a Ele, a partir daí, começou uma luta dentro dele, pois precisava aprender a controlar sua vontade e fazer a vontade de Deus. Não foi fácil, mas foi uma decisão e isso gerou frutos. Seus amigos aumentaram e puderam ouvir sobre Jesus através do testemunho de Beto que sempre lembrava que sua mudança tinha sido por causa do exemplo de Jesus.

Susana é outro exemplo, ela tinha acabado de ganhar uma blusa, que há muito tempo, pedia a seus pais. Um dia foi a um culto e viu uma garota bem pobre e que não parava de olhar para ela, admirando sua roupa nova. No coração de Susana começou uma batalha. Uma parte dela queria dar a blusa e outra parte gritava que não deveria fazer aquilo. Mas enfim ela decidiu dar a blusa, e quando entregou sentiu uma grande alegria em seu coração por ter feito a vontade de Deus. Ela estava morrendo para o seu egoísmo, para sua vontade.

E você tem atitudes egoístas que precisam morrer? (Deixes o juvenil compartilhar)

Qual será sua atitude a partir de hoje?

Líder: Ouça atentamente cada juvenil e o incentive a tomar a decisão de fazer a vontade de Deus.
Ore para que Deus fortaleça a cada um para que esta atitude seja constante em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2010 O ANO DA GRANDE COLHEITA.